Pensamento e acção de<br> Álvaro Cunhal – um legado que marcou o projecto comunista
A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa acolhe, nos próximos dias 26 e 27 de Outubro, o Congresso «Álvaro Cunhal, o Projecto Comunista, Portugal e o Mundo de Hoje», ponto alto das comemorações do centenário de Álvaro Cunhal.
Falta pouco mais de uma semana para a abertura dos trabalhos do Congresso «Álvaro Cunhal, o Projecto Comunista, Portugal e o Mundo de Hoje», iniciativa que, inserida nas comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal, procurará promover e valorizar o seu legado que, como refere a Resolução do Comité Central de 1 de Julho de 2012, «é constituído por um pensamento, acervo de análises e acção que expressam um conteúdo a que a vida deu e dá razão e que tem uma crescente projecção na actualidade e no futuro».
Um Congresso que, na linha destas comemorações, como refere ainda a mesma Resolução, visa a compreensão e apreensão dos «seus métodos e critérios de análise, que representam um notável domínio da base teórica e ideologia dos comunistas – o marxismo-leninismo, do seu desenvolvimento e aplicação criadora às condições concretas da sociedade portuguesa e do mundo».
Congresso que constituirá também um importante contributo para a análise da sua «actividade de criação artística, que se expressa nas suas obras no plano da literatura com o romance, a novela e o conto, das artes plásticas com o desenho e a pintura ou ainda na reflexão teórica sobre a estética e a criação cultural, envolvendo a arte, o artista e a sociedade» e procurará evidenciar «o significado do seu percurso de homem e revolucionário e o que ele traduz, não apenas como um exemplo a valorizar, mas como a atitude, o posicionamento, o projecto político que a situação de Portugal e do mundo exigem nesta segunda década do século XXI».
Sessão de Abertura
O Congresso, que conta com um elevado número de inscrições, iniciar-se-á às 9h30 do dia 26 de Outubro com uma sessão de abertura em que participarão o Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, o Reitor da Universidade de Lisboa Professor Doutor António Cruz Serra e o Director da Faculdade de Letras Professor Doutor Paulo Farmhouse Alberto, que dirigirão saudações aos congressistas.
Oradores
O Congresso terá como oradores dirigentes do PCP, outros intervenientes da vida social e política, activistas de organizações e movimentos de massas, personalidades da arte, da cultura e da vida académica, e conta também com participações internacionais. A informação sobre os oradores será divulgada na edição do Avante! da próxima semana.